Tipos de rochas.


Primeiro: Minerais são sólidos inorgânicos (naturais) homogêneos com composição química definida (fixa) com arranjo atômico ordenado. Rochas: Materiais formados por um ou mais minerais.

Tipos de rochas:

Rochas magmáticas:

São formadas a partir do resfriamento do magma, são

o tipo de rochas mais antigas e mais resistentes.

Dependendo da forma do resfriamento delas pode formar diferentes tipos de rochas:

Rochas plutônicas: Quando o magma se esfria em baixo da terra.

Rochas vulcanicas: Quando o magma se esfria em cima da terra, na superfície.


 Exemplos de rochas magmáticas:

Granito;

Diorito;

Diabásio;

Basalto;

Obsidiana.

Esta rocha é um exemplo de OBSIDIANA


 Rochas sedimentares:

São rochas que se formam na superfície da crosta terrestre sob temperaturas e pressões relativamente baixas, pela desagregação de rochas pré-existentes seguida de transporte e de deposição dos detritos ou, menos comumente, por acumulação química.


 Exemplos:

Areia.

Arenito.

Argila.

Sal-Gema.

Calcário.

Gesso.

Carvão Mineral






Esta pedra é um quartzo, classificado como uma rocha sedimentar.


Rochas Metamórficas:

As rochas metamórficas são formadas a partir da transformação de outras rochas já existentes.

Elas são formadas pela alta pressão, demoram muito tempo, numa alta temperatura e por flúidos exemplos: Água (H2O), Gás carbônico (CO2) e Ácidos.

Para serem formadas precisam efetuar o processo chamado de Metamorfismo. Ele pode ser feito de contato ou regional

a) metamorfismo de contato – o que surge pela ação de um magma sobre as rochas vizinhas. Ocorre principalmente nas proximidades de rochas plutônicas ácidas.

 b) metamorfismo regional – aquele que surge em massas de rocha que são enterradas e submetidas a determinadas condições de pressão e temperatura.







Os principais exemplos de rochas metamórficas são:

Gnaisse: é uma rocha metamórfica muito utilizada na construção civil e na pavimentação. Ela é originada a partir do granito. O Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, é uma formação rochosa em gnaisse.

Ardósia: formada a partir do xisto, que é também uma rocha metamórfica, a ardósia é outra rocha muito utilizada na construção civil. É comum nos pisos em bordas de piscinas, em fachadas e muros.

Mármore: tipo de rocha metamórfica originada do calcário exposto à alta temperatura e pressão. É muito utilizado na produção de pias, bancadas, fachadas, pisos e na construção em várias aplicações.







Esta pedra é um exemplo de uma rocha metamórfica.


Para diferenciarmos as rochas sedimentares e as metamórficas podemos fazer o seguinte experimento:

Coloque vinagre ou suco de limão em cima de uma das rochas. Se ela ferver ela é uma rocha sedimentar e se não ferver é uma rocha magmática, pois as rochas magmáticas possuem ácidos em sua composição.


Intemperismo:

Dá-se o nome de intemperismo (também chamado de meteorização) ao conjunto de alterações físicas (desagregação) e químicas (decomposição) que as rochas sofrem quando ficam expostas na superfície da Terra. Por causa desse processo são formadas as rochas sedimentares, com os fragmentos das rochas preexistentes, esses fragmentos são transportados pela água, vento ou também gelo, depois vão para o fundo do mar ou oceano, assim com os sais ( que funcionam como uma cola ) são colados e viram uma única pedra.

Metamorfismo: 

Entende-se por metamorfismo o crescimento de cristais no estado sólido, sem fusão. A mudança nas condições de pressão e temperatura provoca mudanças na composição mineralógica da rocha ou pelo menos deformações físicas.




                      









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é ciência?? E qual seu objetivo??

Grandes nomes na História.

Método Científico e Suas Etapas