Litosfera

A LITOSFERA  é o solo -> Rocha Magmática -> Intemperismo (Sol/Chuva/Raios) ->Se Fragmentar                                                                                👇                                                                               👇                                                                                                                                          Rocha Sedimentar                                                                 Metamorfismo

                                                                            👇

                                                             Rocha Metamórfica             👉              Intemperismo       👆   

HORIZONTES DO SOLO:

O- A camada superior constituída por M.O em diferentes estados de decomposição ou húmus cor do solo -  cor escura - e tem poucos minerais

A- Camada mineral, ocorre a maior parte da atividade das raízes, é a camada mais produtiva do solo.

E- Consiste em partículas de areia e slite. É de aparência branca devida á lixação dos minerais pelas águas.

B- Subsolo, é onde acumulam os minerais lixiviados, o solo é denso de cor clara, mas pobre em M.O

C- O substrato que consiste em material desintegrado com menos argila e outros sedimentos, apresenta fragmentos de rochas em intemperismo químico.

R- A rocha matriz, mais conhecida como rocha mãe, ela que deu origem ao resto das rochas e solo.

Esta imagem está um pouco errada em relação aos horizontes do solo pois tiraram o horizonte E, mas é uma das formas de representar os horizontes do solo.



O que existe no solo:

Como já vimos, a camada de rochas na superfície da Terra está exposta a variações de temperatura, à ação da chuva e a outros fatores que provocam desgaste. Esse processo é conhecido como intemperismo. Ao longo de muito tempo, o material resultante do desgaste dessas rochas vai formando o que chamamos de solo.

Os grãos minerais que formam o solo são, portanto, pequenos pedaços de rochas Além desses minerais, o solo é formado por água, ar e restos de organismos, como fungos, animais e plantas. A circulação de ar entre os grãos do solo é fundamental, já que permite a respiração das raízes de plantas e dos outros organismos que vivem no solo. Você já pensou no que ocorre com as folhas que caem de uma árvore ou com os animais que morrem? Restos de plantas e de outros organismos servem de alimento para bactérias e fungos, chamados seres decompositores.

Podemos dizer então que o solo é composto de uma parte mineral e de uma parte orgânica A parte mineral é aquela que se originou da desagregação das rochas. A parte orgânica é formada por restos de plantas (folhas, galhos, frutos), de animais Ossos, tecidos, fezes) ou de outros seres vivos (bactérias, fungos) em diferentes estágios de decomposição.


Por baixo da camada superficial do solo encontram-se fragmentos maiores de rochas. E mais profundamente está a rocha que deu origem ao solo: a rocha matriz.

O tipo de solo depende de vários fatores, como o tipo de rochas matriz que o originou (magmática, sedimentar ou metamórfica), o clima da região, a quantidade de matéria orgânica, a vegetação que o recobre e o tempo que ele levou para se formar, Uma forma de classificar os solos está relacionada ao tamanho das partículas que os compõem. Os solos podem conter partículas de argila, silte ou areia. A argila é forma- da por grãos com menos de 0,002 mm de diâmetro, o silte, por grãos entre 0,002 mm e 0,02 mm; a areia por grãos com diâmetro entre 0,02 mm e 2 mm. A proporção entre esses componentes afeta diversas características do solo, inclusive a fertilidade.


Solos arenosos têm um teor de areia igual ou superior a 70%. Esses solos secam rapidamente porque são muito permeáveis: os grãos são maiores e há grandes espaços entre eles. Os sais minerais e a matéria orgânica, que servem de nutrientes para as plantas, são carregados pela água e por isso os solos arenosos são geralmente pobres em nutrientes.

Já nos solos argilosos predominam partículas de argila, embora haja também silte e areia. Um solo é considerado argiloso quando contém de 35% a 60% de argila (solos com mais de 60% de argila são considerados de textura muito argilosa). Em geral, esse tipo de solo é me-


nos permeável que os solos arenoso5. A argila é formada por grãos muito pequenos e bem ligados entre si. Por isso, retém água e nutrientes, o que mantém a fertilidade do solo e facilita o cresci- mento das plantas; contudo, se o solo tiver textura muito argilosa, pode ficar encharcado e cheio de poças


após a chuva.  Os solos podem ainda ser classificados em solos humíferos (também chamados de solos orgânicos) - nos quais há predominância de material orgânico ou húmus - e solos minerais - nos quais há predominância de material mineral. A presença de húmus deixa o solo mais escuro, úmido e rico em matéria orgânica, o que o torna poroso, com boa circulação dar e com os nutrientes necessários às plantas


Os solos mais adequados para a agricultura têm certa proporção de areia, argila e sais minerais, além do húmus. Essa proporção facilita a penetração da água e do gás oxigênio, utilizados pelos microrganismos e pelas plantas. Em geral, esses solos retém água, porém não ficam encharcados. Cada planta, no entanto, cresce melhor em um determinado tipo de solo; o coqueiro, por exemplo, armazena rapidamente a água que passa pelo solo e consegue, assim, crescer em terrenos arenosos, que não retêm muita água.

A preparação do solo:

O aumento da população humana tornou necessária a produção de quantidades cada vez maiores de alimentos. Com isso, a vegetação original das florestas e de outros ambientes foi sendo destruída para dar lugar ao cultivo de plantas comestíveis e à criação de animais. Hoje, o desmatamento é feito com máquinas (tratores e serras, por exemplo) com fogo (que causa uma série de problemas e ainda pode resultar em queimadas sem controle).


Além disso, muitas vezes a atividade agrícola é feita de forma inadequada e, depois de alguns anos de produção, os solos se esgotam, ou seja, não conseguem mais reter e fornecer os nutrientes necessários às plantas.


Para preservar o solo e garantir boas colheitas, são necessários certos procedi mentos, que devem ser orientados por profissionais como agrônomos, biólogos e engenheiros ambientais, entre outros. Vamos estudar alguns desses procedimentos.


A terra quando o solo está muito compacto e duro, pode ser necessário arar (lavrar) a terra. Ela é revolvida (remexida) com auxílio do arado. Essa máquina escava, corta e revolve o solo até que ele fique fofo e poroso para permitir a entrada do ar e da água.


No entanto, em locais de clima tropical, como em algumas regiões do Brasil, a aração deixa o solo muito exposto ao calor do Sol e à ação da chuva. Por isso, hoje a técnica cada vez mais utilizada é conhecida como plantio direto, sem aração. A tá se mente é colocada em pequenos sulcos (buracos) e boa parte do solo deve ficar coberta com palha seca ou restos vegetais da plantação anterior. Esse procedimento diminui o impacto da água da chuva no solo e o protege da ação direta dos raios do Sol ajudando a mantê-lo úmido.

Os nutrientes

Os nutrientes


Uma análise feita em laboratório pode indicar também a necessidade de adubação, isto é, de acrescentar nutrientes que estão em falta no solo. A adubação é necessária, por exemplo, após muitas colheitas, para repor os nutrientes que as plantas retiram do solo.


A adubação mineral, ou inorgânica, geralmente é feita com fertilizantes sintéticos, ou seja, produzidos industrialmente. Esses adubos são, em geral, uma mistura de substâncias que contém os principais nutrientes necessários às plantas: nitrogênio, potássio e fósforo, entre outros. 


Existe também a adubação orgânica, com restos de plantas (folhas, galhos, cascas de arroz, etc.), farinha de ossos e esterco de animais (boi, cavalo, porco, galinha, etc.), que se decompõem e formam o húmus. Nesse tipo de adubação, pode ser usado também o húmus produzido por minhocas. Elas são importantes para a fertilidade do solo, pois comem esterco e restos vegetais, e os resíduos de sua digestão formam o húmus de minhoca, um adubo rico em nutrientes. Veja a figura 2.10. Além disso, as minhocas constroem túneis que facilitam a circulação de ar e a infiltração da água, melhorando o acesso das raízes das plantas ao gás oxigênio e à água.


Os adubos orgânicos têm a vantagem de tornar o solo mais poroso e, além disso, de facilitar o desenvolvimento de microrganismos decompositores, importantes para a fertilidade do solo.


A adubação excessiva traz problemas ambientais, pois o adubo pode ser carregado pela água das chuvas e causar desequilíbrios nos ambientes aquáticos. No caso dos fertilizantes sintéticos, esse problema é, em geral, mais grave, pois eles são levados pela água com mais facilidade. De qualquer maneira, o uso de adubos deve sempre ser feito de acordo com as recomendações de agrônomos ou outros profissionais da área.


PROBLEMAS NA CONSERVAÇÃO DO SOLO:

1. EROSÃO 

Criação do gado, pois pisoteiam o solo bloqueando a passagem de ar. Acontece pela quantidade de animais e a solução é ter menos animais ou mais área para o gado.

Retirar a vegetação da margem dos rios ( mata ciliar ). Acontece pela chuva e o vento. Não retirá - la tornando a uma mata permanente. 

Desmoronar ou deslizar o solo pela chuva e vento. A solução é plantar em terraços.

2. QUEIMADAS

O fogo acabar destruindo os microrganismos de decomposição da M.O. Além disso a perda de M.O deixa o solo exposto á erosão e o problema é a queimada e a solução é prender e proibir as pessoas de praticarem este ato.

3. DEFENSIVOS AGRÍCOLAS 

Agrotóxicos, a causa é os insetos comerem os alimentos, e para resolvermos o problema é não aplicando muito agrotóxico, na medida certa.     

                                                                                                                                                                                                                    


                                                                                    

                                                                                                                                                                                                                                                                                                         

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é ciência?? E qual seu objetivo??

Grandes nomes na História.

Método Científico e Suas Etapas